A KayakadaÓpancada de 2009

A vida pessoal e profissional neste ano de 2009 não tem proporcionado as idas para águas desejadas. Já decorreram alguns passeios que gostaria de ter participado, mas infelizmente tive que ficar a seco. Apesar das diversas circunstâncias ainda não houve mês que não molhasse os botes. Em Janeiro fiz sozinho um passeio na Barragem de Fonte de Serne e outro na Lagoa de Albufeira com os Amigos da Pagaia. Em Fevereiro uma ida á Lagoa de Santo André, que para além de um bom passeio deu também para umas excelentes fotos. Em Março, nova ida á Lagoa de Santo André acompanhado com quatro Amigos da Pagaia, com os quais fizemos depois uma grelhada no monte alentejano.

Ainda em Março, decorreu em Évora o 3º Encontro Nacional dos Ceederados, onde o número de amigos com Kia Cee´d aumentou bastante relativamente aos outros encontros e foi mais um dia muito bem passado com velhos e novos amigos ceederados.

O Motocross também não foi esquecido e já fiz três passeios este ano, sempre aqui por perto nos montes alentejanos. Em Abril, apenas uma ida á Barragem do Morgavel, para relaxar e fotografar. Até agora tem sido um ano fraco e com poucas pagaiadelas, tenho que inverter a coisa. No dia 1 de Maio comecei a investir num novo projecto e lá fui fazer mais uma aquisição de um K1 de competição. Apesar de ir comprar apenas um kayak, acabei por trazer dois (um Nelo USA e um Sipre USA ligeiros), ambos pela exorbitante quantia de 50€. O estado dos botes não é lá muito bom e darão muito trabalho para os deixar como novos, mas não é nada que não se faça, haja tempo e mais uns € para investir nos diversos materiais necessários. Este projecto já existe em mente á mais de um ano, mas tem sido adiado devido a outras coisas mais importantes, mas finalmente vou-me lançar a fazer o meu catamaran especial. Cada um de nós tem as suas pancadas e a minha última relacionada com a canoagem passa por fazer um catamaran utilizando dois kayaks de competição. O Nelo Factor 3 já cá estava no monte, já tendo sofrido á uns tempos transformações para permitir o turismo (já por aqui documentadas). Agora o Nelo USA também sofrerá algumas alterações para se assemelhar ao outro nélito e formarem o par. O projecto decorrerá em várias fases, onde começarei pela transformação do K1, que passará por lixar todo o casco, fibrar algumas zonas, fazer uma divisória traseira, bóia insuflável á frente, fazer o apoio para um banco novo e confortável, tampa de carga, elásticos de carga, fazer um poisa pés novo, pintura e algumas coisitas mais. O mesmo género de trabalho será feito no Sipre USA, que ficará para uma utilização individual em passeios de um dia e para dispor de mais um bote para os amigos. A segunda fase será a de trabalhar as duas uniões entre os kayaks, que serão amovíveis para facilitar o transporte e permitir também que naveguem isoladamente. A terceira fase será pôr o(s) bote(s) na água e avaliar o resultado final. Fantasio que a coisa vai andar depressa devido á linha dos cascos que os K1 de competição têm e também ao seu baixo peso. Uma coisa é certa, não se vão voltar facilmente como acontece quando estão separados. Depois verei se vou comprar dois remos ou fazê-los eu mesmo. Para vos dar uma ideia, será uma coisa parecida com a foto seguinte, mas com kayaks de competição.

A quarta fase será a construção e fixação de uma vela para o catamaran, pois as energias renováveis estão na moda e eu sempre gostei de velejar (será a terceira vela que vou fazer, mas esta será bem grande em relação ás outras). Poderei ainda acrescentar uma quinta fase, que será a construção de uma base entre os kayaks (suportada pelas uniões) para levar uma criança ou carga e ou simplesmente lá nos deitar-mos ao sol. Tal ideia só verá a luz do dia após a confirmação das qualidades de navegação do catamaran. Agora que os botes já estão no estaleiro prontos para as modificações, chegou a altura de começar a comprar os materiais necessários para concretizar o projecto “catamaran alentejanoÓlisboeta” LoL. Tal como fiz com o Nelo Factor 3, irei documentando as várias fases para depois as partilhar convosco, a ver se mais alguém terá também a pancada de ter um K2 diferente do habitual. Bons passeios e melhores Pagaiadas.

Sem comentários: