Concelho de Santiago do Cacém...


… tem a sua localização a sul do distrito de Setúbal, na região do Litoral Alentejano. Dista a 150 km de Lisboa e a outros tantos do Algarve. Santiago do Cacém começou por ser um povoado Pré-Celta que foi Romanizado desde o século I da era de César até ao século V da era de Cristo, possuindo uma vasta história que certamente será um prazer investigar para os apreciadores. Actualmente é a sede de concelho e conta com 11 freguesias. O território apresenta zonas montanhosas, zonas de planícies, vales e várzeas, onde sobressai o sobreiro, medronheiros, pinheiros, azinheiras e eucaliptos. Apresenta também uma vegetação de estevas, urzes, sargaços, carvalheiras e carrasqueiros, bem como uma arboricultura de oliveiras, laranjeiras, vinha e outras árvores frutíferas. Sendo um local com uma beleza natural e sem grande poluição, pode-se encontrar uma fauna composta por raposas, texugos, doninhas, papalvos, lontras, coelhos, lebres, perdizes, javalis, rolas, o cisão, tordos, a codorniz, patos, pombos bravos, corvos, águias, mochos e noitibós.

Como lugares de interesse para visitar salientamos alguns como: Estação Arqueológica das Ruínas de Miróbriga (origem pré-romana), o Castelo de origem árabe, a Igreja Matriz (de construção gótica), o Centro Histórico, o Museu Municipal, Parque Urbano Rio da Figueira e o Moinho da Quintinha, bem como outros monumentos nas várias freguesias. O Centro Equestre, a Escola de Voo, o Centro Cultural, o Alexander´s e o Badoca Parque são igualmente locais a visitar. A sua gastronomia é rica em sabores, salientamos a Caldeirada de Enguias, diversos Pratos de Peixe, a Açorda Alentejana, as Migas e Gaspacho, Carne de Porco á Alentejana e Pratos de Caça. Na Doçaria valerá a pena provar os rebuçados de Pinhão e Mel, os Alentejanos, o Bolo de Santiago e o de Torresmos, Alcomonias, Filhós e Popias Coradas.


Descrevemos de seguida uma parte que nos interessa particularmente, tudo o que diz respeito á Hidrografia. Para além da diversa beleza natural, este concelho é banhado pelo oceano atlântico, possuindo as Praias: da Lagoa de Santo André, da Costa de Santo André, do Monte Velho, das Areias Brancas e a praia da Fonte do Cortiço. Na parte leste do concelho encontra-se o Rio Sado e algumas das Ribeiras que são afluentes da Lagoa de Santo André. Estas Ribeiras são pequenas embora algumas delas em épocas de chuva permitam em determinadas zonas a exploração em kayak, desde que os mesmos sejam de pequeno porte. Temos então as Ribeiras: do Roxo, de Campilhas, de S. Domingos, da Corona, da Badoca, do Azinhal, da Cascalheira e a ribeira da Ponte. Como locais de eleição para a prática de Canoagem, Vela, Natação e Pesca temos: a Lagoa de Santo André, a Barragem de Campilhas e a Barragem de Fonte de Serne. A Lagoa de Santo André é uma reserva natural, onde se mistura a água salgada do mar com a das três ribeiras que aí desaguam, com um valioso património ecológico como zona de nidificação e passagem de aves migratórias.


A Barragem de Campilhas é a de maior dimensão e a de Fonte de Serne embora mais pequena possui uma maior beleza paisagística. Ambas servem para reserva de água potável e para a rega, bem como para a pesca ao Barbo, Carpa e Achigã. São estes os três locais de eleição para os treinos e passeios destes kayakistas alentejanos, que para quem deseje conhecer terá três dias a pagaiar em belas paisagens alentejanas neste litoral plantadas. Relativamente perto, mas já no concelho de Sines poder-se-á pagaiar ainda na Barragem do Morgavel, bem como no mar que banha toda esta faixa costeira. Muito mais haveria a dizer sobre este concelho e suas gentes, mas nada como deixar o restante para ser descoberto por todos vós quando aqui decidirem vir deliciarem-se. Contem com estes alentejanos para ir convosco á descoberta de Santiago do Cacém.

Sem comentários: