Fim de Ano no Maranhão

Mais um passeio em família com os Amigos da Pagaia, nas ainda desconhecidas águas da barragem do Maranhão. Um bom parque de campismo á beira de água plantado foi o local de acampamento, local aprazível e tranquilo. Não houve tendas para montar, o frio dos últimos dias de Dezembro era intenso e trocou-se as barracas por caravana, auto caravana e apartamentos. No dia 27 começou o acantonamento dos navegantes, que logo nessa noite começaram os festejos em honra do ajuntamento. Muitas pagaias ficaram em casa bem como os respectivos botes, reduzindo o número de navegantes dentro de água no dia seguinte (coisas dos festejos). A partida dos cinco kayaks fez-se pela manhã rumo ao braço de Avis, por onde se almoçou e se perdeu mais uma pagaia, que fez o regresso ao parque de carro. Com um sol agradável por entre muita rocha, vegetação, água e amizade bateram-se os cantinhos todos e afinaram-se pagaias. No término do braço, mais um belo local com muita rocha onde faltou uma incursão na ribeira Grande, mas embora tentados já era tarde para incursões nocturnas e regressou-se ao parque com muita pena minha. Mais uns amigos que chegaram aumentando o grupo e iniciaram-se os festejos nocturnos com jantarada, convívio, jogos diversos e muita risada. No dia seguinte rumaram quatro kayaks para o sul, em direcção ao paredão. O dia estava frio, húmido e com um nevoeiro intenso, que sem os úteis GPS não teríamos ido muito longe, a visibilidade era de uns poucos metros. Tornou-se interessante navegar sem visibilidade das margens mas perdeu-se um navegante, que devido ao desconforto que sentia na embarcação foi por nós acompanhado ao local de partida, retomando o pequeno grupo o caminho novamente para sul, juntinhos para não nos perdermos naquele intenso nevoeiro.
Uma boa navegação fez-nos tomar o caminho correcto, apesar de umas curvas pelo meio. Quase no fim do caminho de ida o sol abriu por entre o espesso nevoeiro e o dia ficou radioso. O almoço foi junto ao paredão, outro local bonito, com muita conversa, fotos e mais conversa sobre o nosso tema preferido, a canoagem. Lá começamos o retorno agora com a possibilidade e o prazer de ver as margens e paisagens deste braço. Os três pagaiadores imprimiram um bom ritmo e com muita conversa pelo meio rapidamente chegámos ao parque, nem se notando os km feitos. Deu para ensaiar um bote de competição e sentir a falta de estabilidade que estes botes têm, mas com umas horas de treino, aquela instabilidade desapareceria de certeza. Após a arrumação do material e um bom banho fomos jantar a um restaurante muito agradável, onde o repasto tornou ainda mais delicioso o estar em tão boa companhia. Não podendo continuar mais dias no Maranhão, no domingo fizemos o regresso a casa, lamentando não poder ficar com estes excelentes amigos para a passagem de ano, que pelo que agora sabemos foi excelentemente bem passado. Enfim, foram quatro dias bem passados num local muito agradável, onde vamos regressar de certeza, pois ainda faltaram uns bons km de água para explorar e concluir toda esta barragem.